jump to navigation

Projeto de TCC 1 (Desenvolvimento Lazarus) 26 de outubro de 2010

Posted by josimarlorini in Sem categoria.
Tags: , , , , ,
trackback

Centro Universitário Luterano de Santarém

Curso de Sistemas de Informação

 

 

Projeto de TCC / 2010/2

 

 

 

DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO PARA COLETA DE DADOS DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES EM DISPOSITIVOS MÓVEIS USANDO LAZARUS

 

 

Autor:

Josimar Lorini

Santarém, agosto de 2010

 

Título: Desenvolvimento de aplicativo para coleta de dados do centro de controle de zoonoses em dispositivos móveis usando lazarus.

Área do Conhecimento: Desenvolvimento de sistemas

Tipo de Projeto: Trabalho de Conclusão de Curso

Unidade: Centro Universitário Luterano de Santarém

Curso: Sistemas de Informação

Identificação do Pesquisador:

Nome: Josimar Lorini

E-mail: josimar_lorini@hotmail.com

Orientador: Carlos Alberto Pedroso Araújo

 

Tema

Desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis usando lazarus.

 PROPOSTA INICIAL DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE

1. RESUMO

Este projeto apresenta a proposta de desenvolvimento de uma aplicação para dispositivos móveis, com o objetivo de solucionar o problema proposto pelo cliente, tendo em vista que, a computação móvel vem crescendo rapidamente nos últimos anos. Com dispositivos cada vez mais sofisticados, maior capacidade de processamento e armazenamento de informações, o grande propósito do mesmo é facilitar a coleta de dados no combate à dengue e evitar a possível falha humana na realização da coleta dessas informações. Tendo em vista que a coleta é feita manualmente, é consideravelmente grande a quantidade de informações a ser coletada. Será utilizado o P@PSI como metodologia para o processo de desenvolvimento por ser ideal para desenvolvimento em equipes pequenas com pouca experiência em desenvolvimento de sistemas. Na implementação será utilizada a linguagem de programação Free Pascal através da tecnologia Lazarus, que é um IDE que vem ganhando espaço na área de desenvolvimento de software para dispositivo móvel. O banco de dados será o Dbase e para a criação do modelo ER (Entidade/Relacionamento) será utilizada a ferramenta DBDesigner.

.

 

2. DESCRIÇÃO DA SOLICITAÇÃO DO CLIENTE

Cliente: Centro de Controle de Zoonose (CCZ) de Santarém-PA:

Segundo Bruno Renê Silveira e Silva, Agente de endemias do CCZ, “se usamos a tecnologia para facilitar a nossa vida por que não usá-la no combate a dengue”. Diante disso, o cliente solicita o desenvolvimento de um sistema para PDA (Personal Digital Assistants), que agilize a coleta de dados para o controle de combate ao mosquito transmissor, o AEDES AEGYPTI. A substituição dos formulários de papel utilizados pelos agentes que efetuam a coleta e combate a dengue por formulários digitalizados, visa o melhor controle das áreas consideradas de risco, maior eficiência na coleta das informações e mais precisão nos dados coletado, necessário para se evitar a proliferação do mosquito.

            Os arquivos salvos no PDA deverão ser convertidos em uma planilha do Excel em um desktop contendo as mesmas informações do formulário de papel, onde será feito o cruzamento dos dados coletados pelos agentes na cidade. Com isso serão identificadas as áreas de maior índice de focos do mosquito, possibilitando então um combate mais intensivo nas possíveis áreas de risco.

3. DESCRIÇÃO DO SISTEMA ATUAL

 O Centro de Controle de Zoonoses trabalha em diversas áreas da saúde, uma delas é o combate à dengue. Esse combate é feito com uma coleta de dados dos focos do mosquito transmissor, o AEDES AEGYPTI, causador da dengue, e a mesma é feita em formulários de papel, que são repassados aos seus agentes para uma verificação de rotina nos bairros. Essa verificação é feita de casa em casa onde são anotados no formulário dados como: nome do logradouro, número da casa, tipos de recipientes onde foram encontrados os focos e outros dados essenciais para o combate. Esses agentes possuem um supervisor que recebe as informações como, quantidade de casas verificadas, quantidade de focos encontrados e tipos de recipiente, tudo isso de maneira resumida. É nesse cenário que os supervisores fazem seu próprio relatório resumindo, que é mandado posteriormente para o CCZ, que cria um relatório com todas as informações da cidade e é enviado para o Ministério da Saúde.

4. STAKEHOLDERS

Centro de Controle de Zoonoses

5. IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS  

            O sistema atual, utilizado pelo CCZ, trás informações de quantidade de focos do mosquito, mas não apresenta informações detalhadas das áreas onde estão os maiores índices de foco. A coleta de campo que é realizada pelos agentes ainda é manual, em formulários de papel, levando assim, a uma possibilidade de erro ao transferir essas informações para o computador. Ao fazer o cruzamento desses dados coletados no sistema atual, tem-se dificuldade de localizar as áreas de maior índice de focos do mosquito encontrados.

6. DESCRIÇÃO DO SOFTWARE PROPOSTO

            De acordo com a solicitação do cliente o software será desenvolvido, com o propósito de suprir as necessidades encontradas no sistema atual usado. Será desenvolvido uma aplicação para rodar em dispositivo móvel (PDA).

            O Software desenvolvido terá os mesmos campos que contém o formulário de papel, porém alguns serão preenchidos automaticamente como, por exemplo: data de visita, hora de entrada e outros que serão pré-configurados para agilizar a coleta das informações.

 Ao salvar as informações no PDA o agente poderá repassar para seu supervisor ou ir até o CCZ no fim do expediente para descarregar as informações através de transferência por porta USB (Universal Serial Bus) ou via Bluetooth. Essas informações salvas no PDA terão a extensão (*.DBF) ,que proporcionalmente serão convertidos para o formato (*.CSV). Esse arquivo salvo com essa extensão pode ser executado no Excel, o mesmo programa que o CCZ usa para gerar os gráficos através das informações coletadas. 

                          i.    OBJETIVO DO SOFTWARE

 O objetivo é, efetuar a coleta de dados para CCZ de maneira mais precisa e eficiente.

                         ii.    BENEFÍCIOS

 Acelerar a coleta de dados é um dos benefícios que o software deve proporcionar ao cliente.

Podendo também agilizar a maneira de efetuar a coleta, trazendo informações mais precisas, em menos tempo.

            Repassar ao CCZ informações detalhadas para se efetuar um melhor controle.

                       iii.    ESCOPO

            Na reunião com o cliente, ficou claro que o software desenvolvido será capaz apenas de receber informações e repassá-las ao desktop.

            O software não terá a opção de mostrar relatórios, gráficos comprovando o índice de focos, e as informações coletadas só serão enviadas através de transferência de arquivo via BLUETOOTH ou cabo USB e não via Internet devido ao custo elevado de serviço.

                       iv.    VISÃO

O usuário deverá efetuar login.

O usuário irá inserir as informações nos campos no decorrer da coleta.

Devido à quantidade de campos a serem preenchidos e o tamanho da tela do dispositivo ser pequena serão utilizados abas para dividir a quantidade de campos como mostra a Figura 1, e assim, facilitar a coleta sem deixar de fora nenhum dos campos do sistema atual.

Modelo de Interface

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Figura: 1 (Modelo de interface).

                        v.    REQUISITOS FUNCIONAIS INICIAIS

Inserir os dados coletados em tabelas que possam ser abertas pelo Excel.

O software deverá converter o formado de DBF para CSV, devido à incompatibilidade dos arquivos DBF com algumas das versões do Excel.

Os arquivos serão transferidos do PDA para computador atrás de porta USB ou via BLUETOOTH.

                       vi.    REQUISITOS DE INFORMAÇÕES INICIAIS

O sistema desenvolvido para o dispositivo móvel não terá as opções de relatórios e gráficos com estatísticas dos dados coletados. O foco principal desse software é a coleta de dados.

                     vii.    REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS INCIAIS 

  • Interface amigável.
  • Fácil usabilidade.

                    viii.    PONTOS CRÍTICOS

Como o sistema atual já é utilizado há um bom tempo ao efetuar a troca do sistema manual por um sistema mais moderno, tendo em vista que, a maioria dos agentes tem pouco conhecimento dessa tecnologia a ser utilizada, que já é realidade em muitos outros estados do país, deverá ter um grande impacto inicial.

No entanto será feito um treinamento facultativo para solucionar esse ponto crítico.  

                       ix.    RESTRIÇÕES

O software deverá rodar em um dispositivo móvel, para agilizar o trabalho dos agentes durante a coleta das informações.

          O sistema tem a restrição de rodar em plataforma Windows Mobile.

7. PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO PROPOSTO

O processo de desenvolvimento mais adequado a uma situação, onde, envolve desenvolveres com pouca experiência e por ser um sistema pequeno é o P@PSI(Processo Ágil para Pequenos Sistemas).

            O P@PSI é uma metodologia ágil voltada para pequenos sistemas, equipes pequenas e com pouca experiência em desenvolvimento de sistemas.

            Unindo três grandes processos de desenvolvimento como XP (eXtreme Programming), Scrum e Processo Unificado, o P@PSI. Segundo Geller (2008), “é descrito como sendo gerenciado pelo  Scrum, adotando práticas XP e com fluxos organizados do Processo Unificado”, dando assim a criação de um novo processo mais enxuto com o objetivo de adaptar as práticas já existentes de desenvolvimento de software.

            Constitui-se de três etapas: Planejamento, Desenvolvimento e Encerramento possibilitando uma iteratividade.

8. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

No desenvolvimento do aplicativo serão utilizadas as seguintes ferramentas e tecnologias: IDE Lazarus como ambiente de desenvolvimento, escolheu-se como linguagem de programação o Free-Pascal, o banco de dados será o Dbase e para a criação do modelo ER (Entidade/Relacionamento) será utilizada a ferramenta DBDesigner.

8.1 IDE LAZARUS

Surgido em fevereiro de 1999 depois de um projeto fracassado, Megido, o projeto Lazarus deu inicio com três pessoas: Cliff Baeseman, Shane Miller e Michael A. Hess. Atualmente somente Michael A. Hess atua no projeto Lazarus, onde teve um grato crescimento de apoiadores e desenvolvedores durante os anos seguintes (LAZARUSBRASIL, 2010).

Com um ambiente de desenvolvimento integrado o Lazarus foi desenvolvido para o compilador free-pascal. Compatível com o Delphi e ao mesmo tempo superior por suportar diversos sistemas operacionais, tais como: Linux, Windows, OS/2, MAC OS tradicional e MAC OS X (WIKIPEDIA, 2010).

Segundo WIKIPEDIA (2010), “o desenvolvimento cross-plataforma é a característica principal do Lazarus”. Com o desenvolvimento cross-plataforma o Lazarus tem a capacidade “escreva uma vez e compile em qualquer plataforma” já que o compilador está disponível em todas as plataformas mencionadas anteriormente (LAZARUSBRASIL, 2010).

O Lazarus também conta com suporte para PDAs que está sendo implementado para ocupar este espaço vazio, onde não existe uma ferramenta multiplataforma. Possui suporte a varios bancos de dados, um deles é o Dbase, que pode ser acessado sem a necessidade de um servidor ou uma biblioteca externa (WIKIPEDIA, 2010).

8.2 DBDesigner

Desenvolvida pela Fabforce o DBDesigner é uma ferramenta case para a modelagem dos dados que trabalha com modelo lógico. É um software multiplataforma implementado em Delphi. O DBDesigner foi construída originalmente para oferecer suporte ao Mysql, porém oferece também suporte à engenharia reversa e sincronização a outros SGBDs, que permitam acesso via ODBC (Open Data Base Connectivity), (BREZOLIN, L. M. T. F, 2010).

“A utilização de ferramentas case (computer-aided software engineering) para modelagem de dados é muito importante para a qualidade do modelo, bem como para garantir uma documentação atualizada e, consequentemente, maior facilidade de manutenção de sistemas em produção, apoiando etapas importantes na análise e projeto de software” (BREZOLIN, L. M. T. F, 2010).

O DBDesigner é uma ferramenta gratuita com código fonte aberto, que proporciona uma boa produtividade para a construção de modelos de dados (FABFORCE, 2010).

8.3 FREE-PASCAL

Desenvolvido pelo engenheiro elétrico e pesquisador, Ph.D. Florian Klampfl, o Free Pascal (FPC) é um compilador de código fonte aberto (open-source) que tem compatibilidade com Delphi e disponibilidade em uma variedade de plataformas, incluindo Windows, Windows Mobile, Mac OS X, e Linux (MANZANO; YAMATUMI, 2007).

A linguagem de programação Free Pascal usa uma sintaxe similar e compatível com Turbo Pascal 7.0 da empresa Borland. O Free Pascal utiliza algumas extensões usadas pelo compilador do Delphi (FREE PASCAL, 2010).

Destacado pelo grande sucesso na comunidade acadêmica, e trabalhar em ambiente integrado de programação, o Free Pascal é a linguagem de programação utilizada pela IDE Lazarus. Segundo MANZANO, YAMATUMI(2007) ”a IDE não é o um compilador, e apenas um ambiente de acesso ao compilador como um editor de textos” (MANZANO; YAMATUMI, 2007).

8.4 Dbase

Desenvolvido por Wayne Ratliff em 1978 enquanto trabalha no Jet Propulsion Laboratory, o Dbase foi escrito na linguagem programação assembly. Conhecido como “Vulcan”, Dbase foi o nome recomendado por George Tate, da Ashton Tate, após firma um contrato de marketing com Ratliff, onde se tornou um dos softwares mais vendidos durante alguns anos. Vendido para a Borland em 1991, que vendeu os direitos da linha de produto, em 1999, para a recém Dbase Inc. Usado por diversos aplicativos que precisam de somente um formato para armazenar seus dados estruturalmente. O Dbase trabalha com arquivos no formato DBF (WIKIPÉDIA, 2010).

9. CRONOGRAMA

O quadro 1 descreve as atividades que serão desenvolvidas durante a execução do projeto durante o ano.

Atividade/Mês Ago Set Out Nov Dez Fev Mar Abr Mai Jun
1. Levantamento Bibliográfico X X                
2. Elaboração do Projeto de TCC   X                
3. Entrega do Projeto de TCC     X              
4. Qualificação (Apresentação pública do Projeto de TCC)     X              
5. Levantamento de requisitos   X X X            
6. Elaboração de um capítulo da Monografia     X X            
7. Entrega do projeto de TCC versão final         X          
8. Entrega de um capítulo da monografia         X          
9. Entrega Projeto de TCC versão final         X          
10. Desenvolver aplicação para PDA           X X      
11. Elaboração do Relatório (Monografia)           X X X X  
12. Entrega do Relatório (Monografia)                   X
13. Defesa pública da Monografia                   X
14. Entrega versão final do TCC                   X

Quadro 1: Cronograma de Atividades

10. BIBLIOGRAFIA

ARAÚJO, Carlos. Lazarus – Origens. Disponível em:

http://professorcarlos.blogspot.com/. Acesso em: 25 ago. 2010.

BREZOLIN, L. M. T. F.. Artigo SQL Magazine 35. Disponível em: <http://www.professoraligia.com.br/materiais/Artigo%20SQL%20Magazine%2035.pdf>. Acesso em: 21 set. 2010.

FABFORCE. DBDESIGNER. Disponível em: <http://www.fabforce.net/dbdesigner4/ >. Acesso em 21 set. 2010.

FREE PASCAL. Disponível em: http://www.freepascal.eti.br/>. Acesso em: 19 set. 2010.

GELLER. Marla. P@PSI (Processo Ágil para Pequenos Sistemas). Disponível em: <http://psiu.org.br/revista/v1_n1/v1_n1.php>. Acesso em: 14 set. 2010.

LAZARUS BRASIL. História. Disponível em: <http://lazarusbrasil.org/historia.php>. Acesso em: 20 set. 2010.

 

MANZANO, José A; YAMATUMI. Wilson Y. Free Pascal Programação de Computadores. 1º ed. São Paulo. Erica LTDA. 2007

 

WIKIPEDIA. Lazarus. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lazarus>. Acesso em: 18 set. 2010.

WIKIPEDIA. Dbase. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/DBASE>. Acesso em: 19 set. 2010.

WIKI. Free Pascal. Disponível em: <http://wiki.lazarus.freepascal.org/Overview_of_Free_Pascal_and_Lazarus/pt>. Acesso em 18 set. 2010.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário